Itens na sacola 0
Produto
Subtotal
Consultar frete
Total
R$ 0,00
O CARRINHO DE COMPRAS ESTÁ VAZIO.

Olá, que bom te ver por aqui novamente!!

O assunto de hoje é super legal se você, assim como eu, é adepto as plantinhas dentro e fora de casa... Daremos dicas valiosas para que você que está pensando em começar a montar a sua horta, independente se tem um quintal grande com espaço de sobra ou um pequeno espaço em que quer torná-lo mais acolhedor através de plantas e ervas... E claro, cultivar as frutas, legumes ou verduras prediletas e tudo orgânico.

 


Antes de falarmos sobre o plantio, é muito importante pensar em alguns detalhes bem importantes para o crescimento e desenvolvimento da plantinha que você quer cultivar: Escolha a planta que você sabe que naquele determinado período do ano irá se desenvolver, assim como no clima da sua região, seja mais frio ou mais quente... Algumas plantas só se desenvolvem em climas específicos.

Por isso é tão importante você pesquisar sobre a plantinha antes de tudo, muitas vezes ela pode vir a não vingar não por mal cuidado, mas sim porquê aquele não é o seu habitat ideal.



Outro ponto importante é identificar se a plantinha que você deseja inserir na sua horta é de sol pleno (pelo menos 8 horas de sol), meia sombra (sol no inicio da manhã e final de tarde) ou até mesmo sombra completa, ou seja, necessitam de luminosidade sim, porém não direta. Por isso precisamos destacar: Quanto menos sol bate no local onde você deseja começar a sua plantação, menos variedades você conseguirá cultivar.

Agora que você já sabe como mapear o local e qual plantinha cultivar, vamos falar sobre as 2 principais funções de como começar o cultivo da sua horta: Através de sementes ou por mudas já desenvolvidas. Vamos falar um pouquinho sobre elas:



O cultivo por sementes é muito interessante quando você gosta de acompanhar a planta desde o início quando ela começa a brotar e se desenvolver, até a fase onde começam a surgir os brotinhos das flores e crescer. Lembre-se: Esse processo requer cuidado e paciência.

Agora, se você optar por escolher por muda, já estará escolhendo uma planta em seu processo de desenvolvimento e na metade do seu ciclo, em alguns casos já perto do seu ponto de colheita.

 


Vale aqui falar que as plantas de horta são, em sua maioria, plantas anuais... Ou seja, são plantas que desde o seu plantio lá nas sementinhas até a colheita quando em fase madura tem o seu ciclo de vida de aproximadamente 1 ano. Essa é uma informação muito importante pois, não são plantas que você terá por um longo período.

Agora que já sabemos o básico sobre as plantas que vamos inserir na nossa horta, vamos começar pelo básico e mais fácil: comece por escolher temperos que você utiliza com frequência em sua cozinha, assim você terá de prontidão os principais ingredientes para deixar seu alimento ainda mais saboroso e saldável.

Esse plantio pode ser de diversas formas, mas uma das mais tradicionais e práticas é o cultivo em canteiros e vaso. O processo de plantar em vasos otimiza tempo e espaço, assim como se bem escolhidos, os vasos comportam bem as raízes da planta, fundamental para o seu desenvolvimento, por isso é importante que você escolha um vaso com pelo menos um palmo de altura.


O plantio em canteiros também são ótimas escolhas quando você quer escolher uma hortaliça que necessite de maior espaço, como pimentão, cenoura e berinjela ou raízes como mandioca.



 



Escolha o substrato ou uma terra ideal para o cultivo dessa hortaliças. Se você não tem muita aproximação com esse "universo das plantas", te aconselho ir até uma floricultura mais próxima e solicitar ajuda a um profissional da área para a escolha dos vasos e da terra apropriada e o composto/adubo orgânico, assim como das mudas e sementes.

Temperos como o manjericão, salsinha, cebolinha, coentro, hortelã, alecrim, o orégano e a pimenta são ótimos para serem cultivados em vasos, pelo simples cultivo e cuidado.



Prontinho, agora você já sabe o básico e mais importante para montar a sua horta em casa. Se você gostou desse assunto, tire uma foto da sua horta e nos marque em nossas redes sociais, também nos conte se essas dicas foram úteis para você, assim como não esquece de dar um pulinho em nosso site e veja quanto produto lindo tem lá a sua espera. Até a próxima! (:

Tecnologia iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtualPlataforma de E-commerce